O momento histórico deste ano, sem dúvidas foi o anúncio do novo Papa escolhido após um longo processo de eleição dentro do Vaticano. Estamos falando do Papa Leão XIV, que antes era conhecido como cardeal Robert Prevost.
Desde que foi escolhido como líder religioso da igreja católica, muitas pessoas se perguntaram sobre qual seria o salário do novo pontífice, e após a descoberta, muita gente ficou incrédula.
O novo Papa se torna o primeiro de origem norte-americana. Nascido em Chicago, ele pode construir uma grande trajetória concentrada na moderação e experiência diplomática. Por essa razão, muitos começaram a se perguntar como será a vida dele como o líder religioso da igreja católica.
A maior surpresa foi a revelação que o salário do Papa ficaria fixado em 30.000 euros por mês. No entanto, seu papel como chefe do Vaticano pode indicar o controle sobre as finanças da instituição.
No entanto, vale ressaltar, que o papa não recebe um salário fixo. Suas necessidades pessoais são bancadas e fornecidas pelo Vaticano.
O próprio pontífice faz votos sobre a renúncia de bens materiais. Mesmo assim, a denominação católica possui sim, um enorme patrimônio material que poderia incluir o Papa como uma das figuras religiosas mais ricas da atualidade.