Ela pensou que era um TUM0R, mas o que saiu do braço dela foi um… Ver mais

Um problema quase invisível de inicio, mas que acontece com mais frequência do que parece. Você sabia que as moscas botam larvas em ferimentos expostos e estes ferimentos podem criar pequenas larvas? O nome disso é miíase, e não acontece apenas em animais mas também em humanos. Esse foi o caso que ocorreu com uma mulher que procurou ajuda recentemente.


A mulher teve parte do ombro atacada por uma dessas larvas, e precisou ir até uma unidade hospitalar para tratar. Todo cuidado é pouco para prevenir que isso possa ocorrer. As larvas de moscas colocam seus ovos em ferimentos expostos, tecidos em necrose ​​ou em locais na pele úmida, a exemplo do braço, e na temperatura quente, incluindo os ouvidos e nariz. Quando esses ovos se alocam, as larvas se nutrem com o tecido vivo, gerando inflamação e resultando em complicações sérias.

A miíase pode acontecer em qualquer região do corpo, sendo comum em regiões tropicais e subdesenvolvidas, onde a higiene pessoal é escassa e as condições de vida favorecem a proliferação das moscas.

Sintomas

Os sintomas podem ser dor, coceira, vermelhidão e inchaço na região. E quando as larvas vão crescendo, elas geram buracos na pele, elevando o risco de infecção. E sem o tratamento devido, a miíase pode chegar a uma sepse, o estado mais grave. E é uma enfermidade que pode ser letal para o ser humano.


Tratamento

O tratamento da miíase é realizado através da remoção das larvas de forma manual, e deve ser feito por um profissional qualificado. No procedimento a área atingida pode ser anestesiada, e a retirada das larvas é feita com pinças ou um instrumento pontiagudo. Em casos mais graves, é preciso o uso de substâncias químicas ou de uma cirurgia.


Prevenção

Para prevenir essa situação é importante realizar adequada higiene pessoal, especialmente em áreas feridas ou lesionadas.