Auxílio emergencial de R$600 e R$300 a partir de 2021 recebe novo pedido de extensão

Ainda existe muito para se discutir sobre a prorrogação do auxílio emergencial para 2021. Embora, o governo não tenha interesse em ampliar o programa para o ano que vem, congressistas vem apoiando a prorrogação por mais três meses do auxílio por calamidade pública.

A extensão do auxílio emergencial visa ampliar oportunidades, e esticar um pouco mais o tempo do projeto, até a criação do Renda cidadã e atualização do programa Bolsa Família.

O governo tinha interesse apenas em ampliar o programa já existentes do Bolsa família, e criar o Renda cidadã para auxiliar parte da população que ainda precisa se restabelecer. Não há interesse do governo sobre isso mas, o plano do esticamento do auxílio vem se tornando cada vez mais forte, a medida que a doença(coronavirus) ainda não está totalmente controlada.

A prorrogação já havia sido citada em outras ocasiões. Analistas vem averiguando os gastos no governo com o programa, e por isso ainda não possuem uma afirmação oficial sobre o assunto. Mas é firme a posição de alguns senadores com a intenção de prorrogar o benefício até março de 2021.

Embora a ideia ainda não seja prevista pelo governo, o projeto da prorrogação foi protocolado nesta semana. Na pauta consta a extensão do auxílio emergencial do Estado de calamidade para até 31 de março de 2021. O autor do projeto é o senador Alessandro Vieira. Ainda não há data de confirmação sobre o projeto, mas Alessandro afirma que está sendo discutido com outros parlamentares.