Muitas vezes surgem em nossa pele algumas manchas misteriosas. Às vezes inofensivas e outras vezes podem indicar problema de saúde. Em várias ocasiões, a pele pode avisar sobre diversos problemas de saúde que podem nos acometer.
A nossa pele é muito importante para nós, e ela fica vulnerável e exposta. Ela também pode alertar sobre problemas típicos como o surgimento de manchas escuras. Essas manchas escuras podem ter diversas causas.
Muita das vezes, as manchas escuras que surgem em nossa pele são provocados por ruptura das veias, que acabam causando vazamento de sangue, e por isso, alteração na coloração.
Muitas das vezes, essas manchas podem surgir de forma repentina e desaparecer da mesma maneira sem causar sintomas. No entanto, é sempre importante procurar um médico em caso de surgimento de algum sintoma ou o crescimento da mancha.

Confira logo abaixo, os três principais fatores que podem estar relacionados ao processo de coagulação do sangue que fazem surgir essas manchas:
1) Fragilidade capilar
Quando os nossos vasos capilares estão fragilizados, eles podem se romper e com isso apresentar as tais manchas escuras. Muitas das vezes, a deficiência de vitamina C pode ser o causador, mas existem também outros fatores como o envelhecimento, a hereditariedade ou o estresse do dia a dia.
2) Doenças que afetam o sistema imunológico
As manchas escuras também podem ser causadas por alguma doença que afeta o sistema imunológico. Como por exemplo, a dengue ou a zika podem estar relacionadas. Existem outros problemas de saúde como doenças do fígado ou da medula óssea. A orientação principal é que busque sempre um especialista para tirar suas dúvidas.
3) Uso de medicamentos
Nem sempre as doenças podem causar manchas escuras na pele. O próprio uso de medicamentos, muito das vezes, de forma prolongada pode ser o fator principal. Nesta situação, é recomendado buscar uma orientação do seu médico.