Nesta quarta-feira, o papa Leão XIV, o primeiro norte-americano a liderar a Igreja Católica fez um discurso da semana que chamou a atenção de todos por suas palavras.
Na ocasião, Papa Leão XIV chamou a atenção após em seu discurso, ter prometido realizar “todos os esforços possíveis pela paz” e propôs o papel do Vaticano como mediador em disputas internacionais. No seu discurso direcionado aos líderes das Igrejas Católicas Orientais, o papa declarou que a guerra “nunca é inevitável” e enfatizou a importância do diálogo para solucionar conflitos.

“A Santa Sé está sempre pronta para ajudar a reunir os inimigos, cara a cara, para falar uns com os outros, para que os povos de todos os lugares possam mais uma vez encontrar esperança e recuperar a dignidade que merecem — a dignidade da paz”, disse Leão XIV.
O papa também discursou sobre os imigrantes e a situação de vulnerabilidade em que se encontram essas pessoas. “Todos nós, no decorrer de nossas vidas, podemos nos encontrar saudáveis ou doentes, empregados ou desempregados, vivendo em nossa terra natal ou em um país estrangeiro, mas nossa dignidade sempre permanece inalterada. É a dignidade de uma criatura desejada e amada por Deus”, disse o líder religioso pedindo respeito aos imigrantes, destacando que também foi imigrante por muitos anos no Peru.
Este foi o primeiro discurso global do Papa Leão XIV desde o início do seu pontificado. As palavras do Papa Leão XIV trouxeram novas esperanças num mundo repleto de conflitos, desigualdade social e racial.