A polêmica da semana envolve o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do PT e a primeira dama, Janja. Na ocasião, o presidente teve uma conversa com o presidente da China, Xi Jinping relacionado a questões digitais e em especial a rede social TikTok.
“Eu perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele mandar uma pessoa de confiança para a gente discutir sobre a questão digital, principalmente o TikTok. E aí a Janja pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, principalmente contra as mulheres e crianças”, disse Lula, se referindo à primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.
O presidente Lula tratou de explicar ao presidente da China que o Brasil poderá ter a possibilidade de agir contra uma rede social se for necessário. Incluindo com ações de bloqueio da ferramenta em caso de necessidade.
No entanto, um trecho da conversa em particular acabou sendo divulgado, onde Janja questiona que o tik Tok era utilizado para favorecer à direita no país. A situação teria sido constrangedora para Lula que se mostrou irritado com esse vazamento.
“Primeiro, o que eu acho estranho é como essa conversa chegou à imprensa. Estavam só os meus ministros lá, o Alcolumbre e o Elmar. Alguém teve a cara de pau de ligar para alguém e contar sobre uma conversa que aconteceu num jantar muito pessoal e confidencial”, afirmou Lula ao ser questionado sobre o vazamento.
Ele ressaltou que foi ele quem fez o pedido para Xi Jinping sobre o TikTok e que a intervenção de Janja foi apenas para explicar a situação no Brasil, especialmente em relação aos ataques contra mulheres e crianças.
“A Janja pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, especialmente contra as mulheres e crianças. Foi só isso”, minimizou o presidente.
Confira: