O assunto da semana envolve o retorno de brasileiros dos Estados Unidos, após a lei americana vigente com o novo governo de Donald Trump, presidente Americano recém eleito. Lula se manifestou com as medidas.
O governo Lula criticou os Estados Unidos por “violarem os direitos fundamentais” ao algemar brasileiros deportados. O voo que os transportava para o Brasil teve problemas e teve que fazer uma escala em Manaus, antes de alcançar Belo Horizonte, seu destino final.
A situação foi comunicada a Lula na manhã de sábado (25), que expressou sua insatisfação com a situação. O avião que transportava os deportados deveria ter pousado no aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, porém, devido a problemas técnicos, teve que aterrissar em Manaus no final da tarde de sexta-feira.

As autoridades americanas estavam algemando os brasileiros. Os agentes federais ordenaram a retirada imediata das algemas e acolheram os indivíduos deportados. Então, Lula ordenou o envio de um avião da Força Aérea Brasileira para transportar os brasileiros até Belo Horizonte.
